terça-feira, 7 de setembro de 2010

Beleza se põe à mesa


Sabe, muitas vezes quando eu me olho no espelho, encontro uma pessoa sem graça, sem iniciativa, de aparência fora dos padrões de beleza e, então, me pego devaneando “Por quê?”. Será que estou deteriorando minha imagem? Ou é apenas o resto do mundo que enraizou tanto um determinado padrão de beleza, que ele se tornou absoluto? Aliás, quem decidiu o que é belo ou o que é feio? Quem decidiu que tal futilidade seria tão comumente usada para avaliar uma pessoa? Para definir a sua opinião sobre ela? Esses dias eu ouvi um comentário que me deixou completamente abismada. Uma amiga comentou com a outra, apontando para um casal que passava: “Eles são tão estranhos juntos!”, ao passo que a outra respondeu, com um leve nojo na voz: “É mesmo, os dois são tão feios!”. Meu Deus! Agora feiúra ou “beleza divergente dos padrões impostos” são sinônimo de solteirice? Nós, meros mortais, base desta estúpida cadeia evolutiva, agora estamos fadados à solidão? Eu não consigo entender tal pensamento e me sinto infeliz ao pensar que é isto o que rege a sociedade hoje em dia.


Aliás, tal julgamento está tão profundamente emaranhado nas pessoas, que mesmo quem se diz livre dele, acaba se contradizendo. Afinal, quem nunca disse que ficaria com fulano(a) porque ele(a) é bonito(a)? Mas o problema não é esse! O problema é quando a pessoa chega ao ponto de dizer algo como “Por que você gosta de fulano(a)? Ele(a) é feio(a)!” ou “Credo! Você ficou com aquele(a) menino(a)? Ele(a) é muito feio(a)!” ou até mesmo a famosa frase “Ele é muito bonito para ela...”. Isso sim é alarmante! Hoje em dia as pessoas estão tão obcecadas pela beleza, que chegam até a mutilar, a agredir o próprio corpo em busca da ilusória perfeição. Isso mesmo, ilusória! Porque todos nós sabemos que a beleza não é eterna, por mais que as pessoas tentem fazer com que seja. Não há escapatória e no final o único significado que ela terá, serão velhas fotografias em velhos álbuns empoeirados.

2 comentários:

Luiza de Freitas Nunes disse...

Beleza é questão de opinião.
O que é belo pra um, não é pra outro e vice-versa.
Acontece que beleza não deveria vir acima de qualquer outro sentimento. No entanto, continuamos levando-a a mesa.
Não sei se houve um dia em que o importante era o carater e o que a pessoa carrega por dentro. Tampouco sei se esse dia chegará a nós.
Como você mesmo disse, beleza não é eterna. Um dia acaba, e aí?

---x---
A Flora me disse que você escreveu um outro livro, fora o TX, fiquei feliz e animada com a noticia!!!

Beijãao =*

Clarissa Barbosa disse...

Sua maneira de escrever tem muito ritmo.
Adorei!
Achei seu blog no Delírio & Desvario e li todos os seus textos hoje. Parabéns! Você tem um dom.

Beijos

http://ccaleidoscopicoo.blogspot.com/2010/09/nas-tuas-veias.html